logo agri fam rdNo dia 9 de janeiro de 2015, no Salão do Marquês do Ministério da Agricultura e do Mar, na Praça do Comércio, em Lisboa realizou-se a Sessão Oficial de Encerramento das Comemorações do AIAF 2014 em Portugal, presidida pela Srª. Ministra da Agricultura e do Mar, Professora Doutora Assunção Cristas.

A sessão foi presidida pela Srª. Ministra da Agricultura e do Mar, Professora Doutora Assunção Cristas, que na sua comunicação de abertura da sessão salientou a importância da agricultura familiar, que no nosso país é o modelo prevalecente, existindo "exemplos extraordinários de modernidade, de inovação, de sofisticação, de capacidade exportadora precisamente na agricultura familiar", devendo ser encarada como "motor de valorização do território" e "aprofundamento da riqueza e diversidade do país".

Na sua intervenção a Srª. Ministra adiantou ainda que o governo tem em preparação legislação para apoiar a constituição de mercados de proximidade, onde se poderá realizar a venda direta do produtor ao consumidor e que poderão constituir uma importante resposta à comercialização dos produtos da agricultura familiar.
Seguiu-se a intervenção do Diretor-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Eng.º Pedro Teixeira, em representação do Presidente da Comissão Executiva do AIAF 2014, que apresentou o balanço institucional das comemorações em Portugal.

Durante a sessão foram apresentadas as iniciativas consideradas mais significativas realizadas em Portugal. Assim:


Foram ainda entregues pela Srª. Ministra da Agricultura e do Mar, pelo Sr. Presidente da Comissão de Agricultura e Mar da Assembleia da República, Dr. Vasco Cunha e pelo representante da FAO em Portugal, Dr. Hélder Muteia, os prémios do Concurso de Cartazes alusivos à Agricultura Familiar e promovido pela DGADR:

A sessão foi encerrada pelo Dr. Hélder Muteia, representante da FAO em Portugal, que realçou o balanço muito positivo das comemorações em Portugal, por se terem integrado nos objetivos definidos pela FAO para as comemorações do AIAF e pela ampla e diversificada participação e envolvimento das entidades públicas e da sociedade civil.

Galeria